03 abril 2016

Resenha: Boneca de Ossos


Olá skyscrapers!

Hoje eu trouxe pra vocês a resenha de Boneca de Ossos, o primeiro livro lido por mim nessa lindíssima Maratona Literária de Terror 2016! Você pode ver a minha TBR completa clicando aqui, e também tem a tag que você encontra no final do post que eu vou reunir todos os vídeos e posts referentes à maratona. 

Como de costume, trouxe a resenha em vídeo e a resenha escrita, pra vocês escolherem o formato que mais gostam. Eu acho que essa sinopse também fala demais da história, então recomendo que não leiam... mas, bem, a escolha é de vocês. É só continuar lendo. Let's Go!

Nome: Boneca de Ossos
Autor: Holly Black
Páginas: 224
Editora: #Irado
Sinopse: Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?


O livro conta a história de Poppy, Zach e Alice. Os três são amigos há muito tempo e o que eles mais gostam de fazer desde que se conhecem é brincar com bonecos. Uma brincadeira de faz de conta com piratas, sereias, guerreiros, maldições e por aí vai. Eles inventam histórias com enredos bem elaborados, mapas e várias aventuras.

O centro do "reino" criado para a história deles é uma boneca que eles chamaram de Grande Rainha. Ela é da mãe de Poppy, é uma boneca feita de porcelana de ossos e todos estão proibidos de tocar nela, por isso ela não sai da cristaleira, que na brincadeira deles é a torre onde ela governa.

Por motivos que não vou contar aqui, Zach para de brincar e as meninas tentam convencê-lo a voltar, principalmente Poppy, que não aceita a desistência do amigo. É então que Poppy vai contra as ordens da mãe e tenta pegar a Rainha e, depois disso, ela diz ter se encontrado com um fantasma que não descansará até que a boneca seja enterrada em seu túmulo vazio e, com essa história, ela convence os amigos a participarem com ela de mais uma grande aventura.

William sempre se metia em encrencas, então elas já não o incomodavam. Oras, ele gostava de problemas.
Como este livro foi para a maratona do terror vou começar falando exatamente disso: o gênero. Apesar do livro estar classificado como terror, eu o classificaria como aventura. Eu sei que ele não é "para a minha idade", por ser do selo #Irado, mas não analisei por isso, analisei pelo história em sim mesmo. Tanto que minha irmã, de 12 anos, leu e concordou comigo. 

Existe um suspense regular, uma aventura muito boa, mas terror zero. Mas assim, das bonecas assombradas a Rainha é a minha favorita, então tá ótimo, rs.

E falando na Rainha, eu adorei o motivo que deram pra tudo acontecer. A boneca não é assombrada porque tem que ser, como em muitas histórias de terror que vemos, e a história da boneca segue a mesma linha do começo ao fim, e a cada página você vai descobrindo uma coisa nova. A história dela é muito interessante e a forma como as coisas vão sendo reveladas também.

Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passava de mentira.
As personagens são bem construídas, eu gostei bastante e me apeguei a todos eles, mas teve um detalhe que eu tive que trazer pra vocês: eles são crianças, mas nem sempre agem como crianças. Sei que eles não podiam ser exatamente infantis o tempo todo, mas tem horas que você tem que se lembrar da idade deles. Não sei se pra parecer uma brincadeira, já que isso é o centro de tudo, ou se para a aventura mesmo, mas acontece. 

E também não é nada negativo, é até legal imaginar eles fazendo certas coisas, eles mudando, crescendo ou sei lá, mas é um ponto que achei interessante trazer. 

Mas ele percebeu pela primeira vez que ela parecia uma daquelas meninas mais velhas e misteriosas que às vezes o deixavam admirado no shopping, e isso a fez parecer estranha para ele.
As ilustrações do livro são lindas, como vocês podem ver nas imagens que deixei pelo post, e elas são colocadas de uma forma bem discreta ao decorrer da história. Não é algo que você encontra em todo capítulo, o que faz ela chamar mais a atenção quando aparece, e faz toda a diferença.

O desenvolvimento da história é muito bom e as coisas que vão aparecendo pra eles são divertidas e que poderiam se aplicar facilmente em nosso dia-a-dia. 

Os três amigos têm problemas também fora da brincadeira e da aventura que eles estão, conflitos internos, problemas na família e etc. O pensamento que mais vemos é o de Zach, que é basicamente o centro, e é de longe meu personagem favorito.

Ela podia ser má às vezes, mas nunca antes tinha parecido ficar feliz em ser cruel.
O livro também é previsível. Muita coisa que acontece você já sabia antes, mas não é ruim. É como ler o livro depois de ter visto o filme, você já tem uma ideia do que vai se passar, mas é bom do mesmo jeito. 

Sobre a história em si, achei bem construída e divertida. A leitura flui super rápido e é muito envolvente, porém, não foi nada extraordinário... Leria de novo? Sim. Mas não consegui dar nota quatro. Eu pensei muito antes de dar a nota, e fiquei bastante tempo em dúvida, quis muito colocar mais porque eu gostei bastante da história, mas a nota acabou ficando três, porque é legal mas só isso... E tem também a previsibilidade que já falei. 

Odeio o fato de todo mundo chamar isto de crescer, mas parece que é morrer. Parece que cada um de vocês foi possuído e eu sou a próxima.
É isso, o livro é legal, fofo, bem construído e divertido. Recomendo. Indico inclusive para primeira leitura, eu adoraria ter lido esse livro quando comecei a me interessar pelo assunto, e várias partes dele trazem essa lembrança boa, essa nostalgia. 

~xoxo

Resenha em vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário